Martim-pescador-grande
Classificação Científica
Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Aves
Ordem: Coraciiformes
Família: Alcedinidae - Rafinesque, 1815
Espécie: M. torquata
Nome Científico
Megaceryle torquata - Linnaeus, 1766
Nome em Inglês
Ringed Kingfisher




Ave da família Alcedinidae, sendo no Brasil a maior espécie. Também chamado de ariramba-grande e sacatrapa (Pará), matraca (Rio Grande do Sul) ou caracaxá.
Nome Científico
Seu nome científico significa: do (grego) megas = grande, e do (grego) kerulos = ave mitológica citada em obras de Aristóteles e outros autores da antiguidade; e do (latim) torquata, torquatus = colar, colarinho. ⇒ Ceryle grande de colar ou grande Ceryle de colarinho.
Características
Mede 42 centímetros e pesa de 305 a 341 gramas. Maior espécie da família no Brasil. Bico grande (8 centímetros), às vezes com matizes encarnadas; partes superiores azuladas; garganta e pescoço brancos.
Macho com o peito e o ventre uniformemente ferrugíneos até a região do crisso, que é branco. Coberteiras inferiores das asas brancas.
Fêmea com o peito cinza azulado, uma faixa branca abaixo do peito e o ventre ferrugíneo, incluindo o crisso. A fêmea tem as coberteiras inferiores das asas ferrugíneas.
Macho imaturo semelhante à fêmea, por também apresentar uma faixa branca cortando o peito, mas a diferença é a extensão da área ferrugínea do ventre (até a região do crisso nos machos, até chegar às retrizes nas fêmeas).
Fonte: Wiki Aves