Beija-flor-de-peito-azul
Classificação Científica
Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Aves
Ordem: Apodiformes
Família: Trochilidae - Vigors, 1825
Subfamília: Trochilinae - Vigors, 1825
Espécie: A. lactea
Nome Científico
Amazilia lactea - Lesson, 1832
Nome em Inglês
Sapphire-spangled Emerald

Amazilia lactea

Amazilia lactea
O beija-flor-de-peito-azul é uma ave apodiforme da família Trochilidae.
É um dos menores beija-flores, embora muito ativo e briguento. Quase tão comum como o beija-flor-tesoura, este beija-flor não chama tanto a atenção das pessoas, talvez por ser menor e por ter cores mais discretas. Além disso, parece ser mais tímido que seu parente maior, saindo menos da proteção da folhagem. Segundo GRANTSAU, 1988, possui duas subespécies com ocorrência no território brasileiro: A. lactea lactea (Lesson) e A. lactea bartletti (Gould).
Nome Científico
Seu nome científico significa: de Amazilia = heroina Inca na novela “Les Incas, ou la destruetion de l'Empire du Pérou” de Jean Marmontel (1777); e do (latim) láctea, lacteus, lac = referente ao leite, leitosa, leite. ⇒ Amazilia leitoso.
Características
Chama a atenção pela garganta violeta e a faixa branca que desce pelo peito até a barriga, o que o diferencia bem de seus congêneres. As costas e a nuca são verde brilhante, a cauda e parte das asas são azul escuro, a garganta e parte do peito são de um tom azul muito vivo. a barriga é branca e dela sobe uma linha que divide o peito, que é ocráceo. Não há dimorfismo sexual. Mede entre 8 e 11 centímetros e pesa entre 3 e 6 gramas. (Weller, Kirwan and Boesman, 2016).
Fonte: Wiki Aves